Blog

Estudo alia Neurofeedback a realidade virtual no controle de emoções

Compartilhe nas redes sociais

Um estudo realizado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Monash, na Austrália, demonstrou a potência do neurofeedback aliado à realidade virtual para treinar o autocontrole sobre emoções complexas em pacientes.

O estudo avaliou 8 candidatos no Brasil e Austrália, submetidos a sessões de neurofeedback em que observavam uma realidade virtual enquanto eram monitorados. Os voluntários observavam um cenário de fazenda em VR por onde se moviam ouvindo música, e eram orientados a sentir ternura e angústia.

Quando sentiam ternura, a música se tornava alegre e o cenário ganhava cores quentes, quando sentiam angústia, o cenário ganhava tons sombrios e a música se tornava triste.

Com o tempo, notou-se um maior controle dessas emoções, gerando mudanças com mais facilidade e potência. Apontando a capacidade terapêutica da técnica, que pode ajudar pacientes psiquiátricos a terem domínio emocional e de outras funções cerebrais.

O estudo ainda é um piloto e deve passar por novas etapas, utilizando voluntários com transtornos, mas já é mais uma grande evidência sobre o uso do Neurofeedback como tratamento eficiente e sem uso de medicações.

Você pode ler mais pelo site:

https://www.rededorsaoluiz.com.br/instituto/idor/novidades/como-treinar-seu-cerebro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.