Avaliação Psicopedagógica​

Navegue

TDAH​

(TEA) Transtorno do Espectro Autista

(TEAp) Transtorno Específico de Aprendizagem​

Transtorno de Comunicação

Transtorno de Tiques

(TOD) Transtorno Opositivo Desafiador

Leia também:

Avaliação Neuropsicológica
Testes específicos que buscam conhecer o funcionamento do cérebro, realizando um mapeamento de todas as funções mentais do paciente para analisar as funções cognitivas, aspectos emocionais e da personalidade.
Neide Barros

Neide Barros

A avaliação psicopedagógica é a investigação do processo de aprendizagem da criança ou adolescente visando entender a origem da dificuldade ou distúrbio apresentado. ​​​

Inclui entrevista inicial com os pais ou responsáveis, análise do material escolar, aplicação de diferentes modalidades de atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas.​​​

Durante a avaliação podem ser realizadas:​

  • Atividades matemáticas, como resolução de cálculos
  • Problemas
  • Exercícios de lógica
  • Escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia, ortografia e produção textual
  • Leitura (decodificação e compreensão)
  • Desenhos, jogos de construção, jogos simbólicos e com regras.

Navegue pelas Avaliações

TDAH​
Uma das estratégias que ajudam a lidar com os sintomas do TDAH (transtorno de deficit de atenção com sem hiperatividade e impulsividade) é desenvolver um
(TEA) Transtorno do Espectro Autista
As características essenciais do transtorno do espectro autista são prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades .
(TEAp) Transtorno Específico de Aprendizagem​
O Transtorno de Aprendizagem é muitas vezes referido como Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp).​
Transtorno de Comunicação
Os transtornos da comunicação incluem déficits na linguagem, na fala e na comunicação.
Transtorno de Tiques
Os tiques são movimentos motores ou vocalizações súbitos, rápidos, recorrentes e não ritmados
(TOD) Transtorno Opositivo Desafiador
O DSM-5 (2014, p. 462) define o Transtorno Opositivo Desafiador TOD como “um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses”

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.