Mapeamento funcional do cérebro
No treinamento de Neurofeedback, nós possibilitamos ao cérebro uma oportunidade de mudança e ele trabalha com seus detalhes internos usando seus próprios mecanismos, a técnica funciona para o cérebro como uma espécie de espelho: ao utilizar-se do sinal de auto informação, o indivíduo aprende a controlar melhor a sua própria atividade cerebral.
O primeiro passo na intervenção com Neurofeedback, é a execução de uma avaliação inicial, ou seja, a criação de um mapa funcional do cérebro do indivíduo, através de um qEEG (eletroencefalografia quantitativa), para determinar alterações e suas localizações.
O qEEG é uma técnica moderna eletrofisiológica que permite uma abordagem funcional não invasiva do cérebro, por meio de uma representação topográfica quantificada da sua atividade elétrica.
O mapeamento cerebral fornece informações sobre várias ondas cerebrais, através delas são identificados os locais que necessitam de intervenção, ou seja, a análise das ondas cerebrais que precisam ser aumentadas ou diminuídas em suas amplitudes. A partir desta avaliação, um plano de treinamento personalizado é elaborado pelo terapeuta, concentrando-se nas áreas de desvio, com o objetivo de proporcionar um melhor desempenho das funções cerebrais.