Tratamentos TDAH

Navegue pelos Nossos Atendimentos

Tratamentos TDAH

Tratamento TEA

Neurofeedback

Biofeedback

Psicoterapia

Psicopedagogia

Nutrição

Fonoaudiologia

Oficina Musical

Atividade Física Funcional

Grupo Desenvolvimento de Habilidades Sociais

Síndrome do Pensamento Acelerado

Leia também:

TDAH​
Uma das estratégias que ajudam a lidar com os sintomas do TDAH (transtorno de deficit de atenção com sem hiperatividade e impulsividade) é desenvolver um
Picture of Neide Barros

Neide Barros

Tratamentos TDAH

Até algum tempo atrás, acreditava-se que o único tratamento do TDAH disponível era o uso de medicação psiquiátrica. Isto sempre gerou muita resistência, já que são estas drogas com potencial de abuso e dependência. Algumas pessoas deixavam de tratar o TDAH, por puro desconhecimento das opções disponíveis. Os avanços se devem, em parte, à novas pequisas sobre o funcionamento do cérebro e à tecnologia. Por outro lado, representam também uma demanda legítima por opções de tratamento mais sustentáveis, com foco no longo prazo. Hoje já podemos contar com a tecnologia para alterar o funcionamento cerebral.


O Neurofeedback se baseia numa interface cérebro – computador. Sensores captam sinais elétricos provenientes dos neurônios, sendo decodificados e processados por um software especializado. Com isto, o funcionamento do cérebro pode ser acompanhado, em tempo real, pela tela de um computador. Assim, com o tempo, a pessoa vai aprendendo, por tentativa e erro, a levar o cérebro a mudar. Nesse meio tempo, o programa vai informando se está dando certo, muitas vezes sob a forma de pontos num game.


O Neurofeedback é uma abordagem natural para o tratamento TDAH, o objetivo é através de treinos repetitivos fazer o cérebro funcionar “diferente”. Durante os treinos mantemos o cérebro pulsando em faixas de frequência escolhidas, para minimizar os sintomas do paciente. Como resultado, pouco a pouco vão se somando efeitos positivos, como maior capacidade de sustentar o esforço mental e a concentração. Os ganhos obtidos com o Neurofeedback são resultado de um processo de aprendizagem – a pessoa se torna, ao longo do tempo, capaz de focar e sustentar sua atenção, de forma voluntária e consistente. O tratamento com Neurofeedback é completamente não-invasivo. Ou seja, o cliente não recebe nenhum tipo de irradiação elétrica ou magnética do equipamento. Também não há risco de choque. Eletrodos são colocados sobre o couro cabeludo, para a captação das emissões elétricas dos neurônios, que pulsam dentro do crânio. Por meio de cabos, estas informações elétricas são enviadas a um computador.


A busca por melhoras de longo prazo e sustentáveis a longo prazo tem aumentado muito a procura por tratamentos não-medicamentosos. Pois, como o TDAH não pode ser curado definitivamente, é preciso conseguir formas de tratamento que tornem o manejo de longo prazo dos sintomas o menos custoso possível. Não só o Neurofeedback, mas também o Brain Fitness se baseiam em processos de treinamento e aprendizagem. Dessa forma, seus ganhos se mantém por um tempo muito maior que a medicação. No caso da Ritalina, seu efeito dura apenas o período em que a droga está em ação. Se o tratamento é interrompido, todos os ganhos se perdem. Ou seja, o tratamento com a medicação é uma opção para a vida toda.


O Neurofeedback é um tratamento que demanda uma dedicação intensa, por ser um tratamento demorado e que necessita de um programa bem intensivo – recomendável duas consultas por semana, uma consulta no mínimo. Embora não seja possível determinar antecipadamente o tempo total do tratamento, sabe-se que é um tratamento longo. Para ter uma base realista, é preciso pensar em pelo menos 45 a 60 sessões, para garantir efeitos duradouros. Antes de decidir sobre o tratamento, é preciso compreender e entender que o tratamento deve ser integrativo e multi-dimensional – esta é a solução para mudanças sustentadas. Resultados de longo prazo, que possam acima de tudo trazer qualidade de vida, satisfação pessoal e profissional. O tratamento TDAH é possível. Por isto vale a pena tentar e mudar.

Navegue pelos principais transtornos.

Tratamentos TDAH
Até algum tempo atrás, acreditava-se que o único tratamento do TDAH disponível era o uso de medicação psiquiátrica. Isto sempre gerou muita resistência, já que são estas drogas com potencial de abuso e dependência. Algumas pessoas deixavam de tratar o TDAH, por puro desconhecimento das opções disponíveis…
Tratamento TEA
O tratamento para o transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode variar dependendo das necessidades individuais de cada pessoa, mas geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar.
Neurofeedback
Neurofeedback é uma forma de Biofeedback usa equipamentos e medidas precisas da atividade elétrica do cérebro (EEG).
Biofeedback
Biofeedback é uma técnica terapêutica que permite monitorar e regular respostas fisiológicas, como frequência cardíaca, padrões de respiração, atividade cerebral e tensão muscular, em tempo real. Isso é geralmente feito usando dispositivos eletrônicos que fornecem feedback imediato sobre essas funções corporais.
Psicoterapia
Psicoterapia é um tipo de terapia da fala para o tratamento dos distúrbios psicológicos, emocionais, intelectuais, funcionais e evolutivos por meio de intervenções psicoterápicas.​
Psicopedagogia
Nosso atendimento psicopedagógico é interdisciplinar, com o objetivo de auxiliar crianças e jovens com dificuldades pedagógicas, nos diferentes diagnósticos psicológicos, fonoaudiológicos e emocionais.

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.