Transtorno de Comunicação
Os transtornos da comunicação incluem déficits na linguagem, na fala e na comunicação.
A Fala é a produção expressiva de sons e inclui a articulação, a fluência, a voz e a qualidade da ressonância de um indivíduo. Linguagem inclui a forma, a função e o uso de um sistema convencional de símbolos, palavras faladas, linguagem de sinais, palavras escritas, figuras, com um conjunto de regras para a comunicação. Comunicação inclui todo comportamento verbal e não verbal, que influencia o comportamento, as ideias ou as atitudes de outro indivíduo.
Transtorno da Fala
Dificuldade persistente para produção da fala que interfere na inteligibilidade da fala ou impede a comunicação verbal de mensagens. A perturbação causa limitações na comunicação eficaz, que interferem na participação social, no sucesso acadêmico ou no desempenho profissional, individualmente ou em qualquer combinação. O início dos sintomas ocorre precocemente no período do desenvolvimento.
Transtorno da Fluência com Início na Infância (Gagueira)
A característica essencial do transtorno da fluência com início na infância (gagueira) é uma per- turbação na fluência normal e no padrão temporal da fala inapropriada à idade do indivíduo. Essa perturbação caracteriza-se por repetições frequentes ou prolongamentos de sons ou sílabas e por outros tipos de disfluências da fala, incluindo palavras interrompidas tais como, pausas no meio de uma palavra, bloqueio audível ou silencioso , pausas preenchidas ou não preenchidas na fala, substituições de palavras para evitar palavras problemáticas, palavras produzidas com excesso de tensão física e repetições de palavras monossilábicas por exemplo “Eu-eu-eu-eu vejo”.