(TOD) Transtorno Opositivo Desafiador

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TDAH​

(TEA) Transtorno do Espectro Autista

(TEAp) Transtorno Específico de Aprendizagem​

Transtorno de Comunicação

Transtorno de Tiques

(TOD) Transtorno Opositivo Desafiador

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Neide Barros

(TOD) Transtorno Opositivo Desafiador

O DSM-5 (2014, p. 462) define o Transtorno Opositivo Desafiador TOD como “um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses”. A CID-10, na classificação F91.3, define o TOD como um: Transtorno de conduta, manifestando-se habitualmente em crianças jovens, caracterizado essencialmente por um comportamento provocador, desobediente ou perturbador e não acompanhado de comportamentos delituosos ou de condutas agressivas ou dissociais graves (CID-10, 2012, p. 372). ​

Para nosso melhor entendimento, o TOD consiste em um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis, desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança com adultos, figuras de autoridade ou também nos relacionamentos da criança com os colegas, sendo comum na idade escolar. Alguns autores mencionam que o TOD é um transtorno disruptivo, com características globais de desafio, desobediência e hostilidade.​

A apresentação dos sintomas, segundo o DSM-5, manifesta-se geralmente em casa, limitando-se a apenas um ambiente, sendo que, em casos mais graves, os sintomas podem se apresentar em ambientes diversos. De acordo com o DSM-5, os prejuízos à vida dos indivíduos diagnosticados com o transtorno são relevantes em todo o seu contexto social, causando impactos negativos em seu funcionamento social, educacional e em áreas significativas da vida. O modo operacional do TDO está relacionado ao fato de a criança com o transtorno discutir excessivamente com adultos, incomodando as pessoas, sendo resistente à aceitação de regras, além de perder o controle facilmente em caso de ser frustrada em suas intenções. Todos esses fatores acarretam um sério incomodo não somente à família, mas também às pessoas de um modo geral, por serem problemas externalizantes, com implicações severas, que geralmente causam grande impacto no contexto social do indivíduo.​

Há um alto índice de crianças com TDAH que apresentam um diagnóstico comórbido de TOD. Também é comum identificar concomitantemente transtornos de comunicação e de aprendizagem. ​

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TDAH​
Uma das estratégias que ajudam a lidar com os sintomas do TDAH (transtorno de deficit de atenção com sem hiperatividade e impulsividade) é desenvolver um
(TEA) Transtorno do Espectro Autista
As características essenciais do transtorno do espectro autista são prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades .
(TEAp) Transtorno Específico de Aprendizagem​
O Transtorno de Aprendizagem é muitas vezes referido como Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp).​
Transtorno de Comunicação
Os transtornos da comunicação incluem déficits na linguagem, na fala e na comunicação.
Transtorno de Tiques
Os tiques são movimentos motores ou vocalizações súbitos, rápidos, recorrentes e não ritmados
(TOD) Transtorno Opositivo Desafiador
O DSM-5 (2014, p. 462) define o Transtorno Opositivo Desafiador TOD como “um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses”

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