(TOD) Transtorno Opositivo Desafiador
O DSM-5 (2014, p. 462) define o Transtorno Opositivo Desafiador TOD como “um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses”. A CID-10, na classificação F91.3, define o TOD como um: Transtorno de conduta, manifestando-se habitualmente em crianças jovens, caracterizado essencialmente por um comportamento provocador, desobediente ou perturbador e não acompanhado de comportamentos delituosos ou de condutas agressivas ou dissociais graves (CID-10, 2012, p. 372).
Para nosso melhor entendimento, o TOD consiste em um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis, desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança com adultos, figuras de autoridade ou também nos relacionamentos da criança com os colegas, sendo comum na idade escolar. Alguns autores mencionam que o TOD é um transtorno disruptivo, com características globais de desafio, desobediência e hostilidade.
A apresentação dos sintomas, segundo o DSM-5, manifesta-se geralmente em casa, limitando-se a apenas um ambiente, sendo que, em casos mais graves, os sintomas podem se apresentar em ambientes diversos. De acordo com o DSM-5, os prejuízos à vida dos indivíduos diagnosticados com o transtorno são relevantes em todo o seu contexto social, causando impactos negativos em seu funcionamento social, educacional e em áreas significativas da vida. O modo operacional do TDO está relacionado ao fato de a criança com o transtorno discutir excessivamente com adultos, incomodando as pessoas, sendo resistente à aceitação de regras, além de perder o controle facilmente em caso de ser frustrada em suas intenções. Todos esses fatores acarretam um sério incomodo não somente à família, mas também às pessoas de um modo geral, por serem problemas externalizantes, com implicações severas, que geralmente causam grande impacto no contexto social do indivíduo.
Há um alto índice de crianças com TDAH que apresentam um diagnóstico comórbido de TOD. Também é comum identificar concomitantemente transtornos de comunicação e de aprendizagem.