(TEAp) Transtorno Específico de Aprendizagem​

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Neide Barros

Transtorno de Aprendizagem, diferente da dificuldade de aprendizagem, está relacionado aos problemas que não decorrem apenas de causas educativas, aponta para a necessidade de uma investigação mais aprofundada, que determinará quais são as causas em questão. No diagnóstico são utilizados diferentes instrumentos e procedimentos técnicos para revelar capacidades e limitações diante da aprendizagem. O termo é usado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas.

O Transtorno de Aprendizagem é muitas vezes referido como Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp).​

O atendimento pode vir a ser multidisciplinar e caracteriza-se por potencializar o sistema mental do indivíduo através do processo metacognitivo.​

Dislexia é um termo alternativo usado em referência a um padrão de dificuldades de aprendizagem caracterizado por problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, problemas de decodificação e dificuldades de ortografia. Se o termo dislexia for usado para especificar esse padrão particular de dificuldades, é importante também especificar quaisquer dificuldades adicionais que estejam presentes, tais como dificuldades na compreensão da leitura ou no raciocínio matemático.​

A persistência de tais sinais e a lenta resposta às intervenções terapêuticas e educacionais é que confirmam a presença desta condição. Porém, somente com estas intervenções adequadas é que o individuo com dislexia pode melhorar seu desempenho em leitura e escrita. As dificuldades podem ser minimizadas utilizando-se métodos pedagógicos alternativos, que se adaptam às dificuldades e necessidades da criança.​

O prognóstico depende, ainda, de diversos fatores facilitadores, como a precocidade do diagnóstico, o ambiente familiar e escolar.​

Discalculia é um termo alternativo usado em referência a um padrão de dificuldades caracterizado por problemas no processamento de informações numéricas, aprendizagem de fatos aritméticos e realização de cálculos precisos ou fluentes.​

Crianças com discalculia apresentam dificuldade em entender conceitos relacionados a números, usar símbolos ou funções necessárias para o sucesso em matemática.​

Trata-se de um distúrbio de aprendizagem comum que afeta a habilidade das crianças de fazer cálculos matemáticos. No entanto, isso não os afeta apenas na escola. Os desafios também podem criar dificuldades no cotidiano. A boa notícia é que existem vários exercícios e estratégias que podem ajudar as crianças a obter as habilidades de que precisam.​

Quanto mais os pais compreendem os desafios do seu filho, melhor preparados eles estão para obter a ajuda que a criança necessita. Se você acha que seu filho pode ter discalculia, aqui estão algumas que você precisa saber.

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TDAH​
Uma das estratégias que ajudam a lidar com os sintomas do TDAH (transtorno de deficit de atenção com sem hiperatividade e impulsividade) é desenvolver um
(TEA) Transtorno do Espectro Autista
As características essenciais do transtorno do espectro autista são prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades .
(TEAp) Transtorno Específico de Aprendizagem​
O Transtorno de Aprendizagem é muitas vezes referido como Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp).​
Transtorno de Comunicação
Os transtornos da comunicação incluem déficits na linguagem, na fala e na comunicação.
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Os tiques são movimentos motores ou vocalizações súbitos, rápidos, recorrentes e não ritmados
(TOD) Transtorno Opositivo Desafiador
O DSM-5 (2014, p. 462) define o Transtorno Opositivo Desafiador TOD como “um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses”

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