O Neurofeedback é um tratamento não-invasivo que regula as ondas cerebrais, aliviando os sintomas de diversos transtornos, e melhorando o funcionamento do cérebro.
Como outras formas de Biofeedback, Neurofeedback (NFB) usa equipamentos de monitoramento para obter informação em tempo real sobre o funcionamento fisiológico do indivíduo.
A característica que distingue o Neurofeedback de outras formas de Biofeedback é o foco no sistema nervoso central e no cérebro. Ele tem seus fundamentos em neurociência básica e aplicada assim como em prática clínica. É uma abordagem que considera: comportamento, cognição, aspectos subjetivos e atividade cerebral.
Importante que se entenda que Neurofeedbak (NFB) não envolve procedimento cirúrgico ou medicamentoso e não é doloroso ou embaraçoso.
O primeiro passo é uma avaliação objetiva do status fisiológico e da atividade do cérebro. Durante o treinamento, sensores são posicionados na cabeça (sensores não invasivos e indolores) e conectados a equipamentos eletrônicos sensíveis e softwares que detectam, amplificam e registram atividade cerebral específica. A informação resultante retorna ao cliente de forma instantânea, com o entendimento conceitual de que mudanças no sinal de feedback indicam se a atividade cerebral está dentro da extensão desejada.
Baseado neste tipo de feedback e com orientação profissional, ocorrem alterações nos padrões cerebrais, associadas com mudanças positivas em estados físico, emocional e cognitivo. Frequentemente, o cliente não está consciente dos mecanismos através dos quais tais mudanças ocorrem, embora rotineiramente, adquiram um “senso” destas mudanças positivas e, frequentemente, estão aptos a acessar estes estados fora da sessão de feedback.
Em nível neuronal, o NFB ensina ao cérebro como modular os padrões excitatórios e inibitórios de grupos e caminhos neuronais específicos, baseados nos detalhes de localização dos sensores e dos algoritmos de feedback usados, incrementando assim a flexibilidade e autorregulação de padrões de relaxamento e ativação.