O que é Discalculia?
Trata-se de uma condição que dura por toda vida de um indivíduo. A discalculia torna difícil para as crianças realizar tarefas relacionadas a matemática. Não é tão conhecido ou compreendido como a dislexia. Mas alguns especialistas acreditam que é tão comum quanto.
Não se sabe com certeza se a discalculia é mais comum em meninas ou em meninos. Mas a maioria dos especialistas concorda que é improvável que haja alguma diferença significativa.
Crianças com este problema de aprendizagem têm problemas com muitos aspectos da matemática. Muitas vezes eles não entendem quantidades ou conceitos como o maior contra o menor. Eles podem não entender que o número 5 é o mesmo que a palavra cinco. (Essas habilidades às vezes são chamadas de sentido numérico).
Crianças com discalculia também têm problemas com a mecânica de fazer matemática, como ser capaz de recordar fatos de matemática. Eles podem entender a lógica por trás da matemática, mas não como ou quando aplicar o que sabem para resolver problemas de matemática. Eles também lutam com a memória de trabalho. Por exemplo, eles podem ter dificuldade em manter os números em mente ao fazer problemas de matemática com várias etapas.
A discalculia passa por muitos nomes. Algumas escolas referem-se a ela como uma deficiência de aprendizagem em matemática. Os médicos às vezes a chamam de desordem matemática. Você pode até ouvir crianças e os pais chamando de dislexia matemática. (O termo dislexia matemática não é correto, uma vez que a discalculia e a dislexia não são a mesma coisa).
Sinais e Sintomas de Discalculia
A discalculia pode causar diferentes tipos de dificuldades matemáticas. Portanto, os sintomas podem variar de criança para criança. Observar seu filho e tomar notas para compartilhar com professores e médicos é uma boa maneira de encontrar as melhores estratégias e apoio para seu filho.
Discalculia muitas vezes parece diferente em diferentes idades. Ele tende a se tornar mais aparente quando as crianças envelhecem. Mas os sintomas podem aparecer tão cedo quanto a pré-escola. Aqui está o que procurar:
Pré-escola
- Tem dificuldade em aprender a contar e ignorar números muito tempo depois que as crianças da mesma idade podem se lembrar de números na ordem correta.
- Apresenta grande dificuldade para reconhecer padrões, como menores a maiores ou mais altos a mais curtos.
- Tem problemas para reconhecer símbolos numéricos (dificuldade para compreender que “7” significa sete).
- Não parece entender o significado da contagem.
Ensino Fundamental
- Tem dificuldade em aprender e lembrar fatos matemáticos básicos, como 2 + 4 = 6.
- Sofre para identificar +, – e outros sinais, e para usá-los corretamente.
- Pode ainda usar os dedos para contar em vez de usar estratégias mais avançadas, como a matemática mental.
- Luta para entender palavras relacionadas a matemática, como maior e menor que.
- Tem problemas com representações visuais e espaciais de números, como linhas numéricas.
Ensino médio
- Tem dificuldade em entender valores
- Tem problemas para escrever números claramente ou colocá-los na ordem correta.
- Tem problemas com frações e com medidas
- Encontra dificuldade em acompanhar a pontuação em jogos esportivos.
Universidade e vida adulta
- Luta para aplicar conceitos de matemática ao dinheiro, incluindo estimar o custo total de uma compra, fazer mudanças exatas e descobrir uma dica.
- Tem dificuldade em entender as informações mostradas em gráficos ou planilhas.
- Tem dificuldade em medir coisas como ingredientes em uma receita simples ou líquidos em uma garrafa.
- Tem problemas para encontrar abordagens diferentes para o mesmo problema de matemática.
- Dificuldade em compreender o tamanho, medir uma distância ou quantidade de uma determinada substância.
A discalculia pode criar desafios em mais áreas além do aprendizado. Ela pode afetar também as habilidades diárias como interações sociais e gerenciamento de tempo.