Aprendizagem Social e Emocional aumenta a capacidade dos alunos para integrar habilidades, atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz e ética com tarefas e desafios diários.
Existem cinco competências essenciais que podem ser trabalhadas de muitas maneiras em muitos cenários e que promovem a competência intrapessoal, interpessoal e cognitiva.
Autoconsciência
A capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções, pensamentos e valores e como eles influenciam o comportamento. A capacidade de avaliar com precisão as forças e limitações, com um bom senso de confiança, otimismo e uma “mentalidade de crescimento”.
• Identificando emoções
• Auto percepção precisa
• Reconhecendo os pontos fortes
• Autoconfiança
• Auto eficácia
Autogerenciamento
A habilidade de regular com sucesso as emoções, pensamentos e comportamentos em situações diferentes – gerenciar o estresse, controlar os impulsos e motivar-se. A capacidade de definir e trabalhar em direção a objetivos pessoais e acadêmicos.
• Controle de impulso
• Gestão do stress
• Autodisciplina
• Automotivação
• Definição de metas
• Habilidades organizacionais
Consciência social
A capacidade de tomar a perspectiva de e empatia com os outros, incluindo aqueles de origens e culturas diversas. A capacidade de compreender as normas sociais e éticas para o comportamento e de reconhecer os recursos e apoios da família, da escola e da comunidade.
• Perspectiva tomada
• Empatia
• Apreciar a diversidade
• Respeito pelos outros
Habilidades de relacionamento
A capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos. A capacidade de se comunicar com clareza, ouvir bem, cooperar com os outros, resistir à pressão social inadequada, negociar o conflito construtivamente e buscar e oferecer ajuda quando necessário.
• Comunicação
• Compromisso social
• Construção de relacionamento
• Trabalho em equipe
Tomada de decisão responsável
A capacidade de fazer escolhas construtivas sobre o comportamento pessoal e as interações sociais com base em padrões éticos, preocupações de segurança e normas sociais. A avaliação realista das consequências de várias ações, e uma consideração do bem-estar de si mesmo e de outros.
• Identificando Problemas
• Analisando situações
• Resolvendo problemas
• Avaliando
• Refletindo
• Responsabilidade ética
Na neidebarros acreditamos que melhorar o desempenho acadêmico passa por desenvolver a aprendizagem social e emocional dos alunos.
Se você for escola entre em contato e conheça nossos programas para jovens a partir dos 14 anos !
Se você achou importante seu filho melhorar o desempenho acadêmico,agende um atendimento!