Blog

A aprendizagem social e emocional

Compartilhe nas redes sociais

Aprendizagem Social e Emocional aumenta a capacidade dos alunos para integrar habilidades, atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz e ética com tarefas e desafios diários.

Existem cinco competências essenciais que podem ser trabalhadas de muitas maneiras em muitos cenários e que promovem a competência intrapessoal, interpessoal e cognitiva.

Autoconsciência

A capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções, pensamentos e valores e como eles influenciam o comportamento. A capacidade de avaliar com precisão as forças e limitações, com um bom senso de confiança, otimismo e uma “mentalidade de crescimento”.

• Identificando emoções
• Auto percepção precisa
• Reconhecendo os pontos fortes
• Autoconfiança
• Auto eficácia
Autogerenciamento

A habilidade de regular com sucesso as emoções, pensamentos e comportamentos em situações diferentes – gerenciar o estresse, controlar os impulsos e motivar-se. A capacidade de definir e trabalhar em direção a objetivos pessoais e acadêmicos.

• Controle de impulso
• Gestão do stress
• Autodisciplina
• Automotivação
• Definição de metas
• Habilidades organizacionais

Consciência social

A capacidade de tomar a perspectiva de e empatia com os outros, incluindo aqueles de origens e culturas diversas. A capacidade de compreender as normas sociais e éticas para o comportamento e de reconhecer os recursos e apoios da família, da escola e da comunidade.

• Perspectiva tomada
• Empatia
• Apreciar a diversidade
• Respeito pelos outros

Habilidades de relacionamento

A capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos. A capacidade de se comunicar com clareza, ouvir bem, cooperar com os outros, resistir à pressão social inadequada, negociar o conflito construtivamente e buscar e oferecer ajuda quando necessário.

• Comunicação
• Compromisso social
• Construção de relacionamento
• Trabalho em equipe

Tomada de decisão responsável

A capacidade de fazer escolhas construtivas sobre o comportamento pessoal e as interações sociais com base em padrões éticos, preocupações de segurança e normas sociais. A avaliação realista das consequências de várias ações, e uma consideração do bem-estar de si mesmo e de outros.

• Identificando Problemas
• Analisando situações
• Resolvendo problemas
• Avaliando
• Refletindo
• Responsabilidade ética

Na neidebarros acreditamos que melhorar o desempenho acadêmico passa por desenvolver a aprendizagem social e emocional dos alunos.

Se você for escola entre em contato e  conheça nossos programas para jovens a partir dos 14 anos !

Se você achou importante seu filho  melhorar o desempenho acadêmico,agende um atendimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.