Atividade Física reduz sintomas do TDAH.
Todos nós sabemos que o esporte está associado a um estilo de vida saudável e que são múltiplos os seus benefícios, não só a nível físico, mas também a nível cognitivo, emocional e social. O que talvez, ainda seja novo é o fato de que a prática de atividade física potencializa o crescimento celular no cérebro de neurotransmissores associados a diversas funções relacionadas aos sintomas dos transtornos de neurodesenvolvimento.
Em Portugal, uma pesquisa da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa estudou três mil alunos ao longo de cinco anos e concluiu que os estudantes que fazem exercício físico têm melhor desempenho escolar. Especificamente para crianças com hiperatividade e déficit de atenção (TDAH) em idade escolar, estudos concluíram que os sintomas diminuíram com 26 minutos contínuos de atividade física diária, moderada a vigorosa, durante oito semanas. Num outro estudo com crianças com TDAH os alunos melhoraram na matemática e na leitura.
O estudo demonstra que exercício físico estimula o aumento da atenção e o controle executivo, que consiste na resistência à distração e manutenção do foco, bem como a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva. Isso significa que contribui para que as crianças sejam menos impulsivas e mais focadas, o que as torna mais preparadas para aprender, o aumento do rendimento escolar é consequência imediata.
Conhecimento e respeito pelas regras, disciplina, responsabilidade e rotina são algumas competências que a prática de atividade física promove. As crianças e adolescentes que desenvolvem essas competências aprendem a agir de forma independente.