Blog

TDAH e Atividade Física Funcional

Compartilhe nas redes sociais

Atividade Física reduz sintomas do TDAH.

Todos nós sabemos que o esporte está associado a um estilo de vida saudável e que são múltiplos os seus benefícios, não só a nível físico, mas também a nível cognitivo, emocional e social. O que talvez, ainda seja novo é o fato de que a prática de atividade física potencializa o crescimento celular no cérebro de neurotransmissores associados a diversas funções relacionadas aos sintomas dos transtornos de neurodesenvolvimento.

Em Portugal, uma pesquisa da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa estudou três mil alunos ao longo de cinco anos e concluiu que os estudantes que fazem exercício físico têm melhor desempenho escolar. Especificamente para crianças com hiperatividade e déficit de atenção (TDAH) em idade escolar, estudos concluíram que os sintomas diminuíram com 26 minutos contínuos de atividade física diária, moderada a vigorosa, durante oito semanas. Num outro estudo com crianças com TDAH  os alunos melhoraram na matemática e na leitura.

O estudo demonstra que exercício físico estimula o  aumento da atenção e  o controle executivo, que consiste na resistência à distração e manutenção do foco, bem como a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva. Isso significa que contribui para que as crianças sejam menos impulsivas e mais focadas, o que as torna mais preparadas para aprender, o aumento do rendimento escolar é consequência imediata.

Conhecimento e respeito pelas regras, disciplina, responsabilidade e rotina são algumas competências que a prática de atividade física  promove. As crianças e adolescentes que  desenvolvem essas competências aprendem a agir de forma  independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.