Blog

O que é TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade?

Compartilhe nas redes sociais

Neste artigo, você terá um resumo do que é TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Inclusive, saberá como os sintomas se manifestam nas crianças, diferenciando, às vezes, entre meninos e meninas.

Um dos sistemas classificatórios mais reconhecidos no mundo para critérios diagnósticos de transtornos da mente é o DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais), da Academia Americana de Psiquiatria, que teve sua 5ª edição publicada em 2013.

O DSM-5 define o TDAH como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere com o funcionamento ou desenvolvimento (Critério A), com clara evidência de que os sintomas interferem, ou reduzem a qualidade, do desempenho acadêmico, funcionamento social ou ocupacional (Critério D).

O que é TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.

Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, os portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola.

Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “estabanadas” e com “bicho carpinteiro” ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo).

Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos (“colocam os carros na frente dos bois”).

Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São frequentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande freqüência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.

6 respostas

  1. Boa noite!
    Moro na baixada em mesquita e tenho um filho de 17 anos que sempre foi uma criança de tirar todos do sério. E agora um adolescente estranho… E um menino bom, mais com muitos problemas psicológicos. Eu queria saber mais sobre TDAH.

  2. Bom dia tenho um filho de 20 anos é um menino bom tranquilo,mais tem muita dificuldade de aprender a vida toda foi colado com um amigo que estava sempre ajudando a ele nas tarefas da escola conseguiu concluir o ensino médio ,mais é calado para arrumar um emprego tenho que ficar ensima , quando era pequeno não se misturava escolhia um amiguinho só ,e hoje não conversa não fala as coisas que ele quer ,e se ele quer também não sei,a única coisa que ele mostra entusiasmo é com o futebol ,era o sonho dele ,mais não consegui manter pois é muito dinheiro e eu sou só para tudo , gostaria de uma opinião no que fazer.
    A deixa eu falar uma coisa eu também sempre dive dificuldade em aprender as coisas e hoje sou muito esquecida e ele támbem é isso tem me preucupado muito. Obrigada

  3. Bom dia. Tenho um filho de 9 anos chamado Petterson e acho q ele tem alguns sintomas do TDAH. Ele não pára um minuto, fala sozinho o tempo todo, é muito desatento, “vive no mundo da lua” como dizem. As vezes evito ir nas casas de algumas pessoas pq do nada ele quer sozinho, ou quer brincar sozinho aí as pessoas acham q é egoísmo dele. Mas é o jeito dele, ele é assim desde bebê. Na escola a professora dele do 2° ano tbm detectou alguns sintomas e me disse q ele tem déficit de atenção e hiperatividade, ela reclamava q ele não copiava todo o deve na aula e não parava de conversar e quando contrariado ele fica nervoso e chega a agredir.
    Eu queria q vcs me ajudassem pois eu crio ele sozinha e não como lhe dar c isso.

  4. Meu filho tem 25 anos..É autista e esquizofrênico..
    Escreve mas não lê.
    Será que ele tem TDAH ?

  5. Meu neto de 11 anos apresenta sinais de tdah, como posso marcar uma avaliação?
    Onde fica a clínica?
    Vocês aceitam convênios?
    Aguardo sua resposta. Obrigada!

  6. Eu sempre sofri disso desde de criança, tanto que não conseguia aprender na escola hj tenho 55 anos ainda continua é não sei o que fazer só tenho até a 3 série do fundamental, porque meus pais desistiram de me colocar na escola e meu maior desgosto não ter terminado meus estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.