Vocês podem estar se perguntando, o que o bullying tem haver com a síndrome de déficit de atenção e hiperatividade ou as dificuldades de aprendizagem?
O bullying refere-se a qualquer forma de abuso psicológico, físico ou verbal que ocorre repetidamente durante um determinado tempo, tanto na sala de aula e no recreio ou em redes sociais.
O tipo de violência que é dominante nestas circunstâncias é emocional. Os protagonistas de casos de bullying são muitas vezes as crianças no início da adolescência.
Devemos lembrar como isso afeta crianças com TDAH ou dificuldades de aprendizagem, como estas crianças sofrem altos níveis de intimidação por parte de seus pares.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma síndrome comportamental que geralmente ocorre com um ou mais transtornos adicionais. Em ADHD ou TDAH uma das suas principais características é a impulsividade, o que faz com que a criança , muitas vezes não sabem reagir de forma adequada, o que faz com que outras crianças rejeitem esse tipo de comportamento por acusações, a rejeição social, que pode desencadear bullying. Antes do assédio moral ocorrer os adultos responsáveis devem agir e intervir em certos comportamentos que interferem no desenvolvimento normal de crianças e adolescentes com TDAH.Além disso, desenvolver habilidades sociais dessas crianças e adolescentes que não têm dificuldade a interagir com seus colegas, amigos, família, etc.
Hoje temos notícias suficiente sobre as desigualdades que existem nas escolas, isso pode desencadear frustração, altos níveis de ansiedade, depressão, e mesmo o bullying. Por esta razão, devemos estar conscientes de quando os sinais de alarme estão presentes na escola, em casa, curso extras, e intervir o mais cedo possível e antecipar situações negativas para a criança com TDAH.
Para fazer isso você deve prestar atenção a quaisquer mudanças, tanto físicas quanto psicológicas conversando com a criança TDAH. Quando a recusa em ir para a escola for intensa tem que descobrir o por que, o que faz todos os dias na escola, como é a relação com o professor e principalmente com seus pares.
Em situações que surgem os sintomas de bullying, os pais devem intervir para esclarecer qualquer comportamento que pode estar sofrendo ou violar a criança com TDAH.
Precisamos entender que a prevenção e psicoeducação é onde reside uma boa parte para resolver estes problemas. Isso requer ensinar as crianças desde tenra idade que existem diferentes tipos de alunos, cada um deles é diferente e, portanto brincadeira pejorativa repetitiva não é brincadeira é bullying.