Blog

TDAH na adolescência!

Compartilhe nas redes sociais

 

Conforme os adolescentes sentem a pressão de novas responsabilidades, eles podem experimentar novos sintomas de TDAH, como o aumento da ansiedade social, a preocupação com a auto-imagem, e experimentação com drogas e outros comportamentos de alto risco. Estes sintomas não são muito diferentes dos que qualquer adolescente experimentaria, mas a intensidade da experiência é mais desafiadora para os adolescentes que vivem com o TDAH.

A falta de auto-regulação emocional (a capacidade de gerenciar e reagir antes de expressar emoções) pode levar a mais desafios para os adolescentes que vivem com o TDAH, como a reação exagerada, frustração, irritabilidade, dificuldade de gerenciamento de raiva, ou dificuldade em obter e permanecer motivado.

Sintomas de TDAH em Adolescentes

Desatenção: Pode ser difícil se concentrar durante uma longa conversa, em sala de aula, em um filme, ou durante um exame. Este sintoma tem um grande impacto no desempenho acadêmico, porque se distrair muitas vezes pode desencorajar um adolescente a fazer ou se concentrar em uma tarefa. Muitas vezes os adolescentes com TDAH evitam atividades que exijam esforço mental prolongado.
Hiperatividade: Hiperatividade na adolescência pode se manifestar como uma incapacidade de sentar-se quieto por um longo tempo, fica batendo os dedos e pés, roer unhas, brincar com o cabelo, ou brincar com uma caneta, coisas que os amigos e colegas podem achar irritante.
Impulsividade: Adolescentes com TDAH tendem a se intrometer nas conversas de outras pessoas. Eles ofendem, invadem, ou interrompem com frequência. Isso resulta neles parecerem “rudes”.

O Impacto de sintomas de TDAH na vida de um adolescente

Déficit de Habilidades Sociais:: A gestão de habilidades sociais é essencial para o estabelecimento de relações satisfatórias com outros. No entanto, os adolescentes que vivem com TDAH podem passar por um momento difícil com isso por causa de alguns dos principais sintomas do TDAH, a falta de empatia, a assertividade e a dificuldade na comunicação verbal e não verbal.
Falta de organização e planejamento: Adolescentes com TDAH tendem a esquecer planos e horários e têm dificuldade em gerir o tempo necessário para executar tarefas. Como eles sofrem de falta de atenção, eles podem precisar de mais tempo para concluir tarefas e necessitar de mais planejamento para alcançar seus objetivos. Eles tendem a deixar tudo para a última hora, evitando tarefas que exigem maior esforço mental.
Dificuldade de integração em um Grupo: Adolescentes com TDAH costumam ter um período difícil em fazer e manter amigos. Não ser capaz de conviver com os outros afeta sua capacidade de estabelecer relações com outros adolescentes. Não ter muitos amigos, ou mesmo alguns bons amigos, pode ter consequências negativas para o humor e autoestima.
Humor e irritabilidade: A adolescência já é um período difícil de adaptação, com constantes mudanças, incluindo a mudança de hormônios. Adolescentes que vivem com TDAH são altamente sensíveis a essas mudanças, e muitos têm um período especialmente difícil para se ajustar. Isto leva a constantes conflitos e confrontos com a família, professores e amigos. Adolescentes que vivem com TDAH podem ter dificuldade em lidar com a raiva e podem ficar frustrados facilmente, o que não ajuda com a aceitação social.

Agende um horário se o texto descreveu dois aspectos da sua vida.

 

 

Uma resposta

  1. Tenho um neto com 12 anos que faz tratamento com neropediatra desde aos 7 anos de TDAH, geralmente procuro ter informações e conhecimento sobre o assunto, pra estar acompanhando o desenvolvimento dele, e foi muito útil essas informações porque me ajudam a identificar os sintomas agora na adolescência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.