Blog

Em tempo de quarentena Covid19.

Compartilhe nas redes sociais

Para você que é TDAH adulto ou está muito ansioso nessa fase de isolamento social por causa do Coronavírus, que causa COVID 19. 

Esse artigo é uma dica de como organizar o seu tempo na quarentena. 

Uma dificuldade muito comum é se perder em várias atividades e não conseguir concluir nenhuma. Pode parecer que o fato de estar em casa se têm tempo sobrando, mas é mais complicado conciliar trabalho, tarefas de casa, cuidado com os filhos e momentos de relaxar.

Se antes havia uma rotina pré-estabelecida, agora precisamos nos empenhar ainda mais para criar novos hábitos, planejando os horários do dia.

Muito se tem falado que manter uma rotina ajuda, de fato é fundamental, mas a dificuldade está em planejar essa rotina. Naturalmente que cada caso é um caso, por isso sugiro iniciar criando sua lista personalizada de atividades, escreva ao lado de cada uma quanto tempo você precisa para finalizar cada atividade.

Não esqueça de incluir atividade física, meditação, oração, atividades de higiene pessoal (tomar banho gasta tempo), horas de sono e lazer.

Segundo passo, organizar o horário cronologicamente. Minha dica é: selecione as atividades e separe em 3 blocos manhã, tarde e noite intercalados entre café, almoço e jantar. Depois cada bloco poderá sub-blocos de acordo com sua seleção. Horários muito detalhados geram ansiedade e dificultam o foco. Afinal estamos pensando prioritariamente em pessoas muito ansiosas ou com déficit de atenção.

Parece fácil, porém não se iluda, uma escolha errada nessa hora vai dificultar que você cumpra seu cronograma. 

Pense na seguinte hipótese: sou mãe, tenho 2 filhos no fundamental 1 com 8 e 9 anos de idade.

A escola agora tem plataforma digital, orientação online e diversas atividades para casa. Para entrar na plataforma da escola eu tenho que estar presente, o que fazer se na mesma hora tenho uma reunião virtual no trabalho?

Sempre oriento que as crianças ganhem autonomia em suas diversas atividades, logo elas precisam aprender a assistir aula em casa como se na escola estivessem. E aí entra a mãe ou o pai para ajudar nesse momento.

Não adianta desespero, minha sugestão é seja transparente e negocie, tanto com a escola quanto com seu trabalho. Deixe claro para a escola de seu filho qual a sua realidade e negocie a melhor forma de lidar. No seu trabalho, negocie as demandas explique o mais claro possível que você estando em casa em tempo de quarentena, além do trabalho, suas tarefas domésticas mudaram. Se antes você ia almoçar, voltava em 1h e era suficiente, em casa já vai precisar de mais tempo.

Finalmente depois da montagem dos blocos, defina um prêmio para você a cada dia que conseguir cumprir todo o seu planejamento diário.

Afinal você merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.