A eletroencefalografia (EEG) é a medida de padrões elétricos na superfície do couro cabeludo que refletem a atividade cortical e são comumente referidos como “ondas cerebrais”. O EEG quantitativo (qEEG) é a análise do EEG digitalizado e, em termos leigos, isso às vezes também é chamado de “mapeamento cerebral”. O qEEG é uma extensão da análise da interpretação visual do EEG que pode ajudar e até aumentar nossa compreensão da função cerebral.
A eletroencefalografia quantitativa (qEEG) é um procedimento que processa a atividade registrada do EEG a partir de uma gravação com vários eletrodos usando um computador. Esses dados são analisados estatisticamente, e convertido em mapas de cores do funcionamento do cérebro chamados “mapas do cérebro”.
As informações do EEG e do qEEG podem ser interpretadas e usadas por especialistas como uma ferramenta clínica para avaliar a função cerebral e rastrear as alterações na função cerebral devido a várias intervenções, como neurofeedback ou medicação.
As técnicas de processamento de eletroencefalografia quantitativa (qEEG) e o uso de software analítico moderno para processar nos permite visualizar as mudanças dinâmicas que ocorrem no cérebro durante as tarefas de processamento cognitivo, e essa nova abordagem pode ser usada para nos ajudar a determinar quais áreas do cérebro estão envolvidas e processando com eficiência.