Blog

Um pouco sobre microbiota intestinal

Compartilhe nas redes sociais

A microbiota intestinal refere se a um grande grupo de microrganismos que vivem no intestino, sendo a maior quantidade encontrada no colón – parte mais longa do intestino grosso.

A microbiota intestinal equilibrada tem fundamental importância para manter o bom funcionamento do organismo, sendo responsáveis por várias atividades de caráter metabólico e nutricional, antibacteriana e imunomoduladora. Desempenham papel na síntese de vitamina K e do complexo B, participam no processo digestivo, previne infecções causadas por alguns microrganismos nocivos, reduz diarreia e gases intestinais e influenciam no sistema imunológico.

A microbiota intestinal saudável ajuda na digestão de alguns alimentos que resistiram à atividade digestiva prévia, nesse processo há vários nutrientes que são formados pela síntese bacteriana contribuindo com o suprimento de vitamina K e algumas do complexo B. As fibras da dieta são convertidas em ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que são a principal fonte de energia para as células do cólon, estimulando a proliferação celular do epitélio e auxiliando em seu bom funcionamento.

A microbiota intestinal ainda tem função antibacteriana, pois forma uma barreira mecânica contra a colonização por outros microrganismos, os nocivos, através da produção de substâncias inibitórias para essas outras espécies, além da competição por nutrientes e ocupação dos sítios de adesão da mucosa, dificultando a permanência dos agentes patogênicos.

E também a ação imunomoduladora, que se da pois a interação da microbiota normal/saudável com o epitélio intestinal de seu hospedeiro estimula continuamente o sistema imune, favorecendo o seu desenvolvimento. Causam a expansão dos glóbulos brancos, um tipo de célula de defesa do organismo, também conhecida como linfócitos intra-epiteliais e o aumento da concentração de imunoglobulinas circulantes.

Agora sabemos que a microbiota intestinal equilibrada é de grande importância para seu hospedeiro pois influencia no desempenho normal das funções fisiológicas interferindo diretamente no seu estado de saúde. Nas próximas semanas falaremos mais sobre o assunto.

Referência: Pampolini, F., Malheiros, S.V.P., Microbiota Normal Intestinal: Efeitos Fisiológicos e Ação Imunomoduladora, Revista Multidisciplinar da Saúde, Ano III, n°6, 2011.

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.