Blog

TDAH: 10 dicas para melhorar seu desempenho no trabalho

Compartilhe nas redes sociais

Caso você tenha TDAH ou conviva com alguém que possui esse diagnóstico, que tal conferir 10 dicas para ajudar quem tem TDAH a melhorar seu desempenho no trabalho?

Primeiramente, o TDAH é um distúrbio neurobiológico caracterizado pela dificuldade de focar, combinada com a inquietação, impulsividade e /ou desatenção.

Assim, se na infância esse distúrbio gera muitos impactos na vida escolar, na fase adulta é comum que ele atrapalhe a vida profissional.

Portanto, é importante saber de dicas que ajudem a otimizar a performance profissional de quem tem TDAH, para evitar sofrer prejuízos.

Todavia, antes de falar sobre as dicas, vamos falar sobre estatísticas.

Como o TDAH afeta o ambiente do trabalho

Em primeiro lugar, trabalhar com foco com longos períodos pode ser um problema para quem tem TDAH. 

Por exemplo, pessoas com TDAH conseguem se manter menos tempo nos empregos dos que as que não têm o transtorno.

Uma pesquisa feita nos EUA comprovou que:

  • 50% das pessoas com TDAH conseguem manter o emprego de turno integral;
  • 72% das pessoas sem desordem conseguem manter o emprego de turno integral.

Ao mesmo tempo, a mesma pesquisa comprovou que mesmo entre os TDAH que conseguem se manter no emprego, acabam ganhando menos do que seus colegas sem o transtorno.

10 dicas para ajudar quem tem TDAH a melhorar seu desempenho no trabalho

  • 1. Identifique o horário em que você consegue focar melhor

Use esse tempo para as tarefas mais difíceis e/ou trabalhosas.

Por exemplo, não tente desempenhar tarefas quando você está com sono ou cansado. 

Assim, caso tenha flexibilidade de horário em sua empresa, avalie a possibilidade de iniciar o expediente mais cedo ou sair mais tarde.

  • 2. Use um cronômetro (timer)

Uma peça valiosa para qualquer pessoa com TDAH, o cronômetro ajuda a definir/limitar o tempo de cada tarefa.

Por exemplo, estipule 15 minutos para concluir determinada tarefa.

  • 3. Utilize objetos que ajudam a relaxar

Tenha sempre à mão objetos que ajudam a relaxar e que possa utilizar entre uma tarefa e outra, como por exemplo, bolas para massagear, etc. 

Assim, cadeira confortável, objetos diferentes e estimulantes podem ajudar na sensação de tédio que algumas pessoas sentem entre as atividades.

  • 4. Saia para caminhar por alguns minutos caso você esteja com dificuldades para se concentrar

Diante de atividades longas e repetitivas levantar por um curto espaço de tempo, pode ajudar a recuperar o foco.

Deste modo, permita-se alguns intervalos de tempos em tempos.

Pode ser uma volta no quarteirão, ou conversar com um companheiro de trabalho. 

Mais dicas para melhorar seu desempenho no trabalho com TDAH

  • 5. Organize seu local de trabalho

Não deixe papéis espalhados, gavetas entulhadas de materiais que você não precisa. Faça uma lista de pendências e vá resolvendo cada uma passo a passo.

Assim, use um gravador ou faça anotações durante as reuniões. É muito comum a pessoa com TDAH esquecer grande parte do que foi dito.

  • 6. Crie rotinas

Embora as tarefas acabem por se tornar automáticas, criando rotinas, terá mais tempo para focar nas questões mais importantes.

  • 7. Administração do tempo 

Use alarmes/e-mails para se lembrar de reuniões, ligações, etc.

Veja também se a sua empresa usa programas que enviem avisos/e-mails automáticos, como Outlook, Thunderbird, Google Calendar, etc.

Todavia, como alternativa, você também pode usar alarmes para voltar a fazer uma tarefa, caso tenha dificuldade em fazê-lo.

Por fim, fique com essas dicas!

  • 8. Impulsividade 

Se você é impulsivo, anote as suas ideias ou o que você quer falar para alguém em um caderno e espere alguns minutos antes de agir.

Todavia, caso você ainda ache que é a coisa certa a dizer ou fazer, aí sim continue. 

Assim, cuidado com o que você concorda ou promete fazer.

Por isso, é preciso ficar atento, fazer uma pausa, e pensar antes de responder.

Isto poderá evitar acúmulo de tarefas além das que pode realizar.

  • 9. Evite distrações

Quem já tem dificuldade para focar deve permanecer longe de distrações durante o expediente.

Assim, evite jogos online, conversas paralelas e múltiplas atividades ao mesmo tempo. 

Até para a checagem do e-mail corporativo, é recomendável determinar um horário específico. Fica a dica!

  • 10. Pare um pouco quando for difícil se concentrar

Se você estiver com problemas para se concentrar em alguma tarefa, levante-se, estique o corpo e caminhe um pouco para arejar a mente e recuperar o foco.

Assim, se for preciso, tome uma água ou um cafezinho.

Esses intervalos são poderosos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.