Blog

Diagnóstico TDAH: O que você precisa saber

Compartilhe nas redes sociais

Você sabia que nem toda pessoa agitada, desatenta ou impulsiva têm TDAH? Neste artigo, você irá saber como diagnosticar uma pessoa com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Não podemos nos esquecer que uma avaliação clínica, com um especialista, com toda a certeza é a melhor forma de avaliação.

O correto diagnóstico do TDAH é um dos passos mais importantes para garantir a qualidade de vida das pessoas que sofrem com os sintomas TDAH, de outras doenças que se parecem com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e mesmo de pessoas saudáveis que por razões distintas apresentam algum sinal do TDAH (o que não caracteriza o diagnóstico da doença).

Por isso, antes de entender como é feito e quais os desafios do diagnóstico do TDAH, é fundamental ter em mente que pessoas perfeitamente saudáveis podem apresentar agitação (hiperatividade), impulsividade e/ou desatenção em algum momento da vida. A manifestação desses sintomas de forma isolada e pontual não significa de forma alguma que uma criança, adolescente ou adulto tenha o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Os sinais de alerta para distúrbios comportamentais e/ou psicológicos não necessariamente o TDAH, mas sinais que devem fazer os pais buscarem ajuda especializada são dois.

O primeiro são os prejuízos no funcionamento social, ou seja, sofrimento na vida social da criança que levam a dificuldades de relacionamento.

E o segundo é o prejuízo no funcionamento acadêmico – e isso não significa tirar uma nota baixa em português ou matemática, trata-se de impacto negativo na vida da criança, que acarrete em sofrimento.

Fique atento ao quadro de Sintomas adaptado de Polanczyk e Rohde, 2012.

 

 

Importante!!!!!!

A manifestação pontual e/ou isolada de algum sintoma de TDAH descrito no quadro acima não significa de forma alguma que a criança, adolescente ou adulto tenha o transtorno.

Procure especialistas para o diagnóstico!

3 respostas

  1. Bon Dia,
    Gostaria de mais informações sobre a clínica, tenho um filho que já foi diagnosticado, porém não achei um profissional que o acompanhasse e eu sinta mudanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.