Blog

Na prática como funciona Neurofeedback para o paciente?

Compartilhe nas redes sociais

Neste artigo você aprenderá como é na prática o neurofeedback e como é realizada uma sessão. Antes de mais nada, lembre-se de que podemos ter uma média de 5.700 variáveis neurológicas sendo monitoradas e treinadas simultaneamente.

Considere, portanto, a alta complexidade matemática da computação dos dados neurológicos sendo lidos a cada momento e mesmo a extrema sofisticação do sinal de feedback, isto é, da sinalização sonora simultânea, de acerto ou erro, para os diferentes agrupamentos neurológicos do cérebro em treino.

O feedback se dá então por diferentes tons e notas musicais, continuamente sendo tocadas de acordo com o desempenho, em cada uma dessas variáveis, de cada um dos múltiplos agrupamentos neurológicos sendo treinados simultaneamente no cérebro durante a sessão de neurofeedback.

Lembre-se: quem treina não é você, e sim seu cérebro… No caso, os múltiplos e distintos sistemas neurológicos em atividade simultânea dentro de sua cabeça!

O treino independe mesmo de uma participação ativa ou consciente do paciente. No entanto, e, por mais incrível que possa parecer, esse treinamento hoje, para o paciente, não só nunca foi tão simples, mas também tornou-se divertido!

Se por um lado a sessão transcorre com o feedback sonoro, por outro ele pode assistir a um filme qualquer, uma animação e mesmo jogos, e fazer dessas coisas divertidas também parte da sinalização de acerto ou erro para o cérebro em treino! Como?

O desenvolvimento dessa tecnologia fez com que o sinal de feedback, no caso de um filme, por exemplo, seja dado pelo maior ou menor grau de atenuação do brilho da tela, que o software de treinamento neurológico faz variar conforme a atividade cerebral, agora de maneira global, isto é, considerada do ponto de vista sistêmico, acerta ou erra em relação aos parâmetros de treino previamente estabelecidos para aquela sessão. O filme, portanto, fica mais claro e presente na tela quando o cérebro, globalmente, está acertando. Ao contrário, quando erra, a tela fica mais escurecida. E isso acontece de forma dinâmica, momento a momento.

É mesmo impressionante! Pensar que hoje, o que antes era chato se transformou em algo extremamente poderoso e divertido. Imagine, vir a um consultório para corrigir um problema muitas vezes sério e fazer isso se divertindo com um bom filme ou série de TV. Como disse, o futuro chegou. E tudo isso compõe a realidade atual do neurofeedback. Ferramentas extremamente poderosas para o completo diagnóstico e treinamento.

2 respostas

  1. Pq tem neuropediatra conceituado sobre este tipo de tratamento para tdah e ele mw disse que nao indica este tratamento. Eu fiz esta pergunta pelo instagram. Aí eu fiqueu intrigada pq o tratamento é caro. Fui pesquisar na internet e vi que tem profissionais contra alegando efeito placebo. O tratamento tem 6 meses, vcs tem artigos cientificos que comrovem a melhora do tdah ao longo do tempo, ou só neste período do tratamento ou pós trat.
    Pq discute se a ética deste tratamento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu

Av das Américas, 500 – Bloco 13B – Sala 320 Shopping Downtown
Barra da Tijuca – RJ, 22621-090

© Copyright Clínica Neide Barros 2021. Todos diretos reservados.